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3JAN19
FRANCESCO DI GIORGIO MARTINI
a VENEZA de MARIO CODUCCI
Francesco di Giorgio Martini (1439/1501) foi um teórico de arquitectura do início da Renascença que escreveu um tratado – "Trattato di architettura civile e militare" - que não viria a ser publicado senão no século XIX. Esse tratado, no entanto, e aquando do seu surgimento, foi consultado por arquitectos e outros humanistas, entre os quais Leonardo da Vinci.
Francesco di Giorgio foi contratado por Federigo da Montefeltro, duque de Urbino, para a construção de fortalezas. Mas para além desses trabalhos, a di Giorgio se deve uma das obras primas deste período, a igreja de cruz latina de Santa Maria al Calcinaio, 1485/1516, em Cortona (figura 7.1).
Figura 7.1 . Igreja de Santa Maria al Calcinaio . 1485/1516 . Cortona . Francesco di Giorgio Martini |
O rigor do desenho, de uma lógica renascentista, sobrevaloriza a centralidade com um coroamento do cruzeiro alcançando grande altura, ainda que o corpo da igreja seja de planta latina, conforme se vê, através da imagem do seu tecto (figura 7.2) ou da sua planta, embora a uma escala reduzida conforme a da figura 7.3 onde também se pode apreciar o desenho de um corte transversal da nave, pelo transepto, bem como o desenho da fachada principal.
Figura 7.2 . Tecto da igreja de Santa Maria al Calcinaio . Cortona . Francesco di Giorgio Martini |
Figura 7.3 . Planta, corte transversal e fachada principal da Igreja de Santa Maria al Calcinaio Francesco di Giorgio Martini |
A cúpula, majestosa para o tamanho da igreja, é oitavada, com um perfil parabólico e assenta sobre um tambor também oitavado em cujas paredes se abrem janelas rematadas por frontões triangulares como, aliás, se verá serem do mesmo género as outras janelas do corpo do edifício. Pelo interior, esta cúpula assenta sobre trompas que descarregam o peso nos quatro cantos do cruzeiro.
O seu interior é de uma beleza serena como serena é a pedra, a pietra serena, que contrasta com o reboco branco, contraste que já víramos em Brunelleschi.
Figura 7.4 . Igreja de Santa Maria al Calcinaio . 1485/1516 . Cortona . Francesco di Giorgio Martini |
Neste interior, de uma erudição no tocante à arquitectura all'antica, é de reparar nas paredes interiores, de todos os espaços componentes, dividida a meio da altura por um friso que percorre todo o perímetro. Outra linha horizontal percorre o primeiro estrato das paredes interiores, um friso que se localiza à altura do arranque dos arcos que conformam as capelas laterais. Também assinalando o ritmo cadenciado, pilastras dividem verticalmente essas mesmas paredes. O desenho destas pilastras é de uma subtileza desconcertante. No primeiro estrato, têm por capitel nada mais do que o desenho do friso que contorna todo o perímetro interior da igreja, friso esse que tem um desenho mais próximo de uma cornija. Os capitéis do estrato superior formalizam uma ordem compósita ainda como que titubeante ou então numa procura deliberada do arquitecto, conforme mostra o pormenor da figura 7.5.
Figura 7.5 . Pormenor das pilastras do corpo da igreja de Santa Maria al Calcinaio . 1485/1516 Francesco di Giorgio Martini |
Figura 7.6 . Igreja de Santa Maria al Calcinaio . 1485/1516 . Janelas exteriores do lado do Evangelho Francesco di Giorgio Martini |
Como nota curiosa, a juntar à observação desta igreja, é o desenho das janelas ser igual tanto no interior como no exterior. Outro tanto se passa com as pilastras, da mesma ordem e iguais à do interior (figura 7.6).
Mas, no entanto, três anos antes de começar esta igreja de Santa Maria, em Cortona, Francesco di Giorgio projectou a igreja de São Bernardino para ser o panteão dos Duques de Urbino, de um desenho singular, fundindo a cruz latina com a centralidade renascentista. A figura base, a do cruzeiro, configura uma geometria delineando um quadrado com semi-círculos irrompendo três dos seus lados, sendo o respeitante à abside de raio maior.
Nos quatro cantos do quadrado inserem-se quatro colunas isentas, ainda que bastante próximas dos ângulos rectos, não sobrando algum espaço “habitável” (figura 7.7).
Francesco di Giorgio teve como seu ajudante o então jovem arquitecto Donato Bramante.
Francesco di Giorgio teve como seu ajudante o então jovem arquitecto Donato Bramante.
Figura 7.7 . Igreja mausoléu de São Bernardino . 1482/91 . Cortona
Francesco di Giorgio Martini e Donato Bramante
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E a singularidade da forma desta conjugação geométrica também se tridimensionaliza e as quatro colunas desempenham papel fundamental na espacialidade, marcando a centralidade (figura7.8).
Não deixa de ser curioso o desenho exterior da igreja, ainda algo presa às igrejas românicas, pela escassez das aberturas e respectivas dimensões, como mostra a figura 7.9.
Figura 7.9 . Igreja mausoléu de São Bernardino . 1482/91 . Cortona . Francesco di Giorgio Martini e Donato Bramante |
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a VENEZA de
MAURO CODUCCI (CODUSSI)
Mauro Coducci (1440/1504), também referido como Codussi, foi um arquitecto de maior nomeada na República de Veneza. A sua arquitectura representa uma espécie de transição entre uma tradição codificada do gótico veneziano e um código toscano que haveria de ser determinante na arquitectura all’antica.
A ele se deve a primeira igreja renascentista de Veneza, a pequena igreja de São Miguel-na-ilha – Chiesa San Michelle-in-isola, junto ao cemitério.
A fachada tripartida (figura 7.10), é inspirada pelo templo Malatestiano de Rimini, da autoria de Alberti. Aqui, também a fachada é de um único estrato, dividido por pilastras compósitas, ainda que com alguma estilização. Note-se que Coducci ainda é coetâneo de Alberti, tendo este morrido quando Coducci já tinha 34 anos de idade. É muito provável que tivesse tido acesso ao desenho da medalha comemorativa do Templo de Malatesta, pois que as semelhanças das duas fachadas são por demais evidentes com a da referida medalha e não com a da realização efectiva do templo de Rimini.
Curiosamente, a saliência das pilastras não se interrompe para cima dos capitéis, fazendo com que a leitura seja um tanto confusa, à primeira vista. É como se existissem dosserets.
Figura 7.10 . Igreja de São Miguel na Ilha Mauro Coducci) e Templo Malatestiano (Leon Battista Alberti) |
O estrato único é rematado por cornija algo saliente. O tramo central é coroado por um frontão complexo, dividido em duas partes. A de baixo mais parecendo um estrato achatado que se remata por um frontão curvo que se apoia num entablamento de forte expressão. Este primeiro estrato do frontão possui um óculo grande centrado e em cada canto do paralelogramo inserem-se óculos muito pequenos Um quinto óculo, também pequeno, mas com a forma elíptica centra-se no frontão curvo.
As janelas, uma em cada tramo lateral, são de volta inteira, estreitas e altas mais parecendo derivadas de uma concepção românica ou gótica. A porta da entrada é coroada por um frontão triangular sustentado por duas pilastras toscanas.
A Coducci também se deve a fachada da igreja de San Zaccaria ou de São Zacarias. O corpo da igreja (figura 7.11) foi projectado por Antonio Gambello e é nítida a conjugação dos dois códigos arquitectónicos antagónicos: o moderno e o antigo.
Figura 7.11 . Planta da Igreja de São Zacarias . Veneza . Antonio Gambello |
Do gótico subsistem as janelas da abside, em arco quebrado como também são quebrados os arcos que delimitam o deambulatório.
Mas o corpo da igreja ainda se torna mais interessante ao vermos as três naves divididas por arcaria de volta inteira (figura 7.12) suportada por colunas, mas com uns suportes verticais estranhos: as colunas coríntias são bem proporcionadas, mas, para poderem atingir a altura desejada, são suportadas por pedestais que simulam colunas baixas, sem ligação aparente às ordens clássicas. Também é de reparar que as três naves se encontram à mesma altura, sinal evidente do final do gótico, pois que a não-existência das paredes formeiras assim o evidencia.
De reparar, ainda, que as naves laterais são cobertas de abóbadas com arestas. A nave central, de três tramos, descarrega as respectivas cúpulas sobre perxinas. O contraste entre o cinzento da pedra com o reboco branco traz-nos à memória a obra de Brunelleschi.
Figura7.12 . Nave principal e abside da Igreja de São Zacarias . Veneza . Antonio Gambello |
A fachada (figura 7.13), da autoria de Coducci, é um exemplar da arquitectura veneziana bem elaborado. Apresenta-se em três estratos separados por entablamentos de forte expressão e por ordem de expressividade em crescendo de baixo para cima. Os três tramos, em que se divide a fachada, são separados por fortes pilastras nos dois primeiros estratos. Pilastras com base, fuste e capitel, no primeiro, e sem base nas pilastras do segundo estrato. A divisão de tramos no terceiro estrato faz-se por colunas geminadas, da ordem jónica.
Figura 7.13 . Fachada da Igreja da São Zacarias . Veneza . Mauro Coducci |
O primeiro piso/estrato é decorado por figuras quadrangulares em relevos diversificados que também se apõem aos pilares. O segundo piso/estrato é totalmente decorado com edículas cegas que somente se abrem em janelas geminadas, duas a duas, nos tramos laterais. O terceiro piso/estrato, com uma modulação de 3+5+3, enriquece-se com a separação dos tramos feita por intermédio de colunas geminadas, avançadas da parede. Os tramos laterais são constituídos por três sub-tramos separados por colunas apilastradas, sendo o do meio aberto em janela de arco, como também são em arco as três janelas dos cinco sub-tramos centrais.
Finalmente o frontão que, a haver "estilos" de frontões, se enquadraria no estilo "veneziano". É complexo, dividido em três tramos. Os laterais são curvos, nascendo dos extremos para o centro. O tramo central compõe-se de três estratos, os dois primeiros de quatro tramos separados por colunas geminadas isentas, sendo os dois tramos do meio preenchidos por janelas, e o terceiro estrato é um frontão curvo, simulando quase que como um entablamento curvo com um friso largo rematado por cornija saliente. No centro localiza-se um óculo, aberto, e nos dois semi-frontões curvos, atrás descritos, também se localiza um óculo cego em cada um.
Também é de realçar, finalmente, como Coducci manuseia a linguagem clássica, all'antica, com a linguagem gótica.
Finalmente o frontão que, a haver "estilos" de frontões, se enquadraria no estilo "veneziano". É complexo, dividido em três tramos. Os laterais são curvos, nascendo dos extremos para o centro. O tramo central compõe-se de três estratos, os dois primeiros de quatro tramos separados por colunas geminadas isentas, sendo os dois tramos do meio preenchidos por janelas, e o terceiro estrato é um frontão curvo, simulando quase que como um entablamento curvo com um friso largo rematado por cornija saliente. No centro localiza-se um óculo, aberto, e nos dois semi-frontões curvos, atrás descritos, também se localiza um óculo cego em cada um.
Também é de realçar, finalmente, como Coducci manuseia a linguagem clássica, all'antica, com a linguagem gótica.
Também é de Coducci o Palácio Corner-Spinelli, no Gran Canal de Veneza (figura 7.14), começado em 1490
De três estratos, sendo o de baixo, rasante à água do canal, o mais alto, comportando dois pisos anunciados por duas janelas de cada lado da entrada, correspondentes ao piso térreo, e uma janela a eixo da porta, correspondendo ao segundo piso. Tanto a porta como as seis janelas são de arco perfeito.
Figura 7.14 . Palácio Corner-Spinelli .1490 (início) . Veneza . Mauro Coducci |
Ainda que a fachada comporte apenas um tramo efectivo, denunciado pelos estratos limitados por pilastras extremas, parece que estamos em presença de três tramos devido à composição das aberturas. E isto porque as aberturas e respectivos varandins se encontram agrupados por uma espécie de edícula rectangular de pouca espessura. Assim, as pilastras limitativas e do primeiro piso desenham-se como jónicas, ainda que num formato algo frustre, não deixando, no entanto, de representarem uma aproximação à jónica convencional. As pilastras dos outros dois pisos desenham-se como coríntias e compósitas, parecendo as usadas por Alberti em Santo André de Mântua.
As aberturas são portas com as respectivas sacadas. São portas de dois lumes separados por fino colunelo central, sobre o qual se abre um óculo. Estes três lumes, constitutivos da portada, inserem-se numa moldura de arco perfeito. Também esta conjugação se liga verticalmente a outro conjunto semelhante, perfazendo os dois andares como que uma pequena moldura um pouco saliente da parede. O todo do conjunto parece formar um tramo, daí o nome de falso-tramo ou, conforme atrás apontado, como uma espécie de edícula. Do outro lado da fachada se repete este esquema e na parte central também acontece o mesmo, mas com a diferença de serem duas janelas duplas, concretizando-se um falso-tramo mais largo.
As portas duplas têm varandas tripartidas e de planta tri-arqueada no segundo piso e varandas de plantas rectas nas do segundo piso. Os rasgamentos centrais têm varanda corrida nos dois pisos.
Referência ainda à superfície de alguma aspereza nas pedras que perfazem a superfície do primeiro piso e a lisura das superfícies dos outros dois pisos. Encimando este conjunto, um entablamento que corre de um extremo a outro, inserindo-se uma guirlanda no friso, alternando com rosetas. Remata a fachada, acima do entablamento, uma edícula dupla rematada por frontão triangular simples.
O eixo de simetria coincide com estruturas verticais nos andares acima do primeiro piso.
O eixo de simetria coincide com estruturas verticais nos andares acima do primeiro piso.
a seguir (17JAN19):
8
DONATO BRAMANTE
-o RENASCER -
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