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11OUT18
Do final do GÓTICO até SANTA MARIA DA FLOR (FLORENÇA)


A conquista de Constantinopla, pelos Turcos, em 1453, parece ser consensualmente o acontecimento que assinala o fim da Idade Média, remetendo para o meio do século XV o início da Idade Moderna. Em arquitectura e além de Itália, o gótico atingia o cume da sua expressividade e, particularmente, a Europa das Catedrais alcançava o seu fulgor máximo.

O mesmo é dizer-se que a arquitectura gótica também atingia o esplendor da sua perfeição.

Figura 1.1 . Catedral de São Pedro . 1225/1573 . Beauvais 
A concepção estruturante da pedra alcançava uma das mais sublimes materializações e a Catedral de Beauvais (figura 1.1) é um exemplo paradigmático desta concertação entre desejo arquitectural e realização arquitectónica. A exegese da conquista do céu quis igualar-se à altura do edifício, tornando-o no mais alto templo gótico.
Figura 1.2 . Estrutura da abside da Catedral de São Pedro 


Depois de ter caído por duas vezes devido à esbelteza desejada e não correspondida pelas leis da materialidade, do edifício apenas subsiste a abside e o cruzeiro com as fachadas norte e sul, cruzeiro esse a que foi aposta a fachada ocidental, dada a desistência da construção da nave.

É de se destacar a proeza da construção pétrea, material consabidamente resistente à com-pressão, mas que parece, pela delicadeza relativa de algumas das suas peças, nomeadamente dos arcos botantes, estar submetido à tracção. A prudência levou a que, no entanto, toda a delicadeza da construção pétrea dos arcos botantes e dos respectivos pilares fosse devidamente coadjuvada com estiradores de ferro (figura 1.2)



Foi dos momentos altos em que a forma e a estrutura se unificaram a ponto de se tornar quase impossível detectar onde acaba a arquitectura e começa a estrutura e vice-versa. 

A simbiose é perfeita e daí a completa identidade de um código persuasivo, nem sempre atingido em outras épocas cujos códigos, por vezes, não fazem coincidir estrutura e morfologia arquitectónica. 
Figura 1.3 . La SainteChapelle . 1246 . Paris 


O interior da Sainte Chapelle (figura 1.3), a capela palatina dos Reis de França, em Paris, obra de 1246, mostra o esplendor da estruturação do seu espaço arquitectónico, onde os arcos torais, os pilares e os arcos ogivais, conquista dos finais do período românico, se harmonizam pratica-mente com as mesmas secções.

Exemplificam também essa simbiose arquitectura/estrutura, por excelência, as grandes catedrais góticas onde os elementos estruturantes tais como os contrafortes, os arcos-botantes e os pináculos, além de elaboradamente esculpidos tinham a sua razão de ser sob o ponto de vista da estrutura esquelética a que aspiravam. 
O sistema construtivo mostra-se sem subterfúgios, desafiando a força da gravidade, elevando a cobertura sobre finos elementos estruturais esbeltíssimos. Estes suportes verticais apresentam-se como um feixe de nervuras, causando uma expressividade de fragilidade ao individualizar cada elemento vertical. 

Entre estes componentes encontra-se um dos elementos mais frágeis da arquitectura – o VITRAL. O efeito da descoberta da luz, transfigurando o interior, é notável, consubstanciando a vontade expressa de trazer o Céu para a Terra.
Figura 1.4 . Rosácea do transepto Sul da Catedral de Nossa Senhora de Paris 
No referente à estrutura do período gótico, e mormente nos edifícios de prestígio, como as catedrais, o apuramento da ogiva foi a grande conquista que o final do românico prodigalizou ao criar células espaciais, células essas assentes em quatro pilares, com os arcos ogivais cruzando-se e estruturando-as. Estas células espaciais justapunham-se linear e sucessivamente a outras, até atingirem o comprimento desejado para as naves.
Na Catedral de Nossa Senhora de Paris, o rendilhado da rosácea bem como o da parede onde ela se insere parecem artifícios sem qualquer peso, quase se comparando aos motivos escultóricos das rosetas trilobadas e hexalobadas que se apõem às paredes que enquadram este magnífico conjunto da janela da ala sul da Catedral (figura 1.4). Em termos de linguagem arquitectónica poder-se-á argumentar que estamos em presença de uma poesia, a sublimação da literatura, em que a matéria pesante e a matéria feita luz se contemplam em igualdade de circunstâncias, dando-nos a ilusão de uma quase imaterialidade digna do destino além-vida para que a Catedral foi criada.
A tecnologia da pedra tornou-se um dos pontos mais altos desta época que mediou as quedas dos dois Impérios de Roma.


E, falando-se de linguagem, quanta segurança de erudição não será necessária para se dar um “pontapé na gramática” ao prescindir-se de uma coluna, exactamente na confluência da justa-posição de dois arcos, intersectando-se em ângulo recto, patente no segundo piso da galeria do Palau de la Generalitat (figura 1.5), em Barcelona?
Figura 1.5 . Galeria do Palau de La Generalitat . séc. XV . Barcelona 
Este cunhal, notável na sua concretização de subversão de um sistema estrutural, revela um saber e um assenhoreamento da tecnologia da pedra que só a prática consumada pode arriscar.

É um dos casos em que o arquitecto se mostra capaz de dominar o material de construção assumindo uma subversão da linguagem que, no caso presente, rompe com a regra do apoio na descarga vertical da parede superior.

O que buscava a igreja gótica? Todas as acções humanas eram com Deus e dirigidas para Deus. Pelo menos enquanto termos de filosofia de vida e pós-vida.
Figura 1.6 . Capela de San Blas . Catedral de Toledo . séc. XIV


As igrejas expressavam esse desiderato de junção com os ideais cristãos, na busca da ascese, sem interrupção entre a vida terrena e a vida celestial. Esta concepção encontra-se tão bem expressa, sem descontinuidades, na verticalidade contínua entre feixes verticais e curvos da calote da Capela de San Blas (figura 1.6) – Catedral de Toledo, de 1397, onde até se poderá antever o azul do céu, enquanto que a cúpula de Santa Maria da Flor, em Florença (figura 1.7), se apresenta nitidamente autónoma da estruturação vertical que significa a vida terrena, claramente separada dos elementos constituindo a significação da vida eterna. Esta separação, entre o que é efémero e o que é eterno, terá a sua tradução para linguagem da arquitectura através de uma separação efectiva entre estruturas parietais e estruturas das coberturas, revelada pela resolução formal de umas e de outras.
Figura 1.7 . Catedral de Florença . 1436 (consagrada) 
Figura 1.8 . Cúpula da Catedral de Florença . Giorgio Vasari . Federico Zuccari, pintores 



NOTA : Peço mil desculpas. A figura 1.8 não é a cúpula da Catedral mas sim a do Baptistério de São João, de Florença, do século XIII. Pintaram-na artistas como Cimabue, Coppo di Marcovaldo e Meliore.



Figura 1.8A . Cúpula da Catedral de Florença . Giorgio Vasari . Federico Zuccari, pintores
Com efeito, na Catedral de Florença, nas naves laterais bem como na nave central, as estruturas verticais das paredes prolongam-se para o tecto, em arcos torais e ogivais, mesmo apesar dos capitéis e outras molduras horizontais perturbarem esses empuxes.

E, assim, separada da vida terrena, a cúpula mostra todo o esplendor celestial, capturado pela mestria de dois dos grandes artistas da Renascença: Giorgio Vasari e, depois da sua morte, em 1574, Federico Zuccari (figura 1.8A).

A Catedral de Florença (figura 1.9), ainda hoje a 5ª maior da Europa, depois de São Pedro de Roma, Catedral de Sevilha e de São Paulo de Londres, com o Campanile, a fachada ocidental, a nave, o coro e a cúpula representam, penso que sem grandes margens para dúvidas, o edifício que engloba a Idade Média e a introdução na Idade Moderna, numa síntese feita Arquitectura.
Figura 1.9 . Catedral de Florença . 1436 (consagrada) 

E, de facto, há que se concordar plenamente com a constatação presente no site http://visitare-firenze.it/duomo-di-firenze/:
“Il Duomo e la sua cupola rappresentano la bellezza intramontabile dell’ingegno e dell’arte.”

a seguir (25OUT18):

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Os Fundamentos: o SISTEMA TRILÍTICO - o PÓRTICO

O coroamento de SANTA MARIA DA FLOR (Florença)

8 comentários:

  1. Muito interessante. Obrigado. Aguardo os próximos.

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  2. Gostei muito. Pistas para revisitar a história a partir da arquitetura,pistas para observar os edifícios, para pensar nos seus significados. Inspirador, parabéns.

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  3. Gosto particularmente da maneira como chama a atenção para as implicações semânticas das opções arquitetónicas. Nomeadamente, a diferenciação entre a continuidade ascensional do chão ao Céu, na estruturação linear do Gótico, face à diferença essencial entre aqui e Além, na composição por sólidos autónomos do Renascimento.

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